Eventos


  • MAI
    Exposição de Arte e Festa Dia das Mães. as produções das crianças ficarão expostas para apreciação das famílias e aproveitaremos para festejar o dia das mães.

  • JUN
    Festa Junina. as famílias podem reservar esta data para nossa já tradicional festa junina. Um dia especial de encontro das famílias e de muita comemoração.

  • JUL
    Início das Férias Escolares e Oficina de Férias. A Bebê & Companhia encerra as atividades do primeiro semestre e iniciará a Oficina de Férias para Educação Básica.
    O berçário funciona normalmente nas férias.

  • SET
    Exposição de Artes. as produções das crianças ficarão expostas e poderão ser apreciadas pelas famílias que poderão conhecer um pouco maia a respeito dos projetos trabalhados.

  • OUT
    Atividades referentes à Semana da Criança. prepararemos atividades diferentes e especiais para que as crianças comemorem esta semana de forma divertida.

  • DEZ
    Festa de Confraternização. as famílias podem reservar esta data para nossa já tradicional festa. Um dia especial de encontro daa famílias e de muita comemoração. O Papai Noel costuma nos visitar neste dia, será que ele virá?

 

Concepção da Educação

Papel da Escola - Sistematização do Conhecimento

A Bebê & Companhia tem como objetivo educacional, estimular as crianças nas atividades de sentir, pensar, criar, cooperar em suas atividades de criação do conhecimento e facilitar as atividades de produção individual e grupal, visando o desenvolvimento do processo de autonomia como base para o bom desenvolvimento do raciocínio.

No processo de formação da criança acreditamos que além de pensar e criar, ela possa desenvolver suas habilidades que a tornem capaz de transformar e de se inserir na sociedade como sujeito produtivo. Sua valorização dentro do trabalho pedagógico é a forma pela qual se move o crescimento e a autonomia.

Educação Básica

A expressão do pensamento é fundamental na construção do aprendizado, pois pensar livre e de forma inteligente são condições básicas para a conquista da autonomia.

A pedagogia está centrada no brincar que é a ação mais natural da criança, cujo objetivo é dar condições para a formação de sua estrutura afetiva, cognitiva e intelectual.

Pretendemos propiciar um brincar, em que a escola atenda as necessidades de tempo e espaço, neste processo do seu desenvolvimento.

As salas de aula são formadas por grupos de acordo com a faixa etária, e todo processo vivido em sala é construído a partir dos interesses individuais e grupais. Trabalhamos no esquema de Oficinas, onde a criação faz parte do processo de aprendizagem.

Buscamos, neste contexto escolar, situações em que as crianças possam estar realmente integradas de forma individual e social.

A expressão artística natural da criança é bastante valorizada, pois acreditamos que através da projeção expressiva elas tenham um melhor desenvolvimento da linguagem e do raciocínio, porém o elo emocional é um fator importante na ação que estamos executando.

O referencial que norteia a proposta pedagógica é centrado em todas as experiências vividas em conjunto com os educadores que atuam na escola e que são os facilitadores do processo de pensamento e desenvolvimento da criança.

Neste processo de construção do conhecimento a Escola toma por base os conhecimentos e as experiências pedagógicas de Freinet, Piaget e Vigotsky, além de outros pensadores desta linha para realizar seu processo pedagógico. Como filosofia deste trabalho, a proposta deve ser reciclada, readaptada e reconstruída pela vivência de experiências conjuntas dos grupos, da interação com o meio cultural e da leitura de interesse dos indivíduos.

Filosofia de Trabalho

O Projeto Pedagógico da Escola baseia-se no brincar para a construção do conhecimento, considerando a integração entre os processos individuais e sociais dos alunos, que deve ser constantemente reciclada, readaptada e reconstruída pela vivência de experiências conjuntas dos grupos de integração com o meio cultural.

Partimos de uma proposta onde a expressão livre, a pesquisa e a criatividade serão as considerações básicas para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico e da Linguagem. Sendo o trabalho estruturado em oficinas – células fundamentais da construção do conhecimento – baseado nas propostas de Freinet, Piaget, Vigotsky, acredita-se que para a construção do conhecimento é preciso levar em conta a autonomia das crianças e educadores. Freinet simbolizava a educação e a vida em evolução, através da figura de uma “Figueira”.

Assim, dividimos as salas iniciando pela Oficina Semente, que é o início da Vida, até chegarmos à Oficina Frutos (1º Ano Ensino Fundamental), o período de aprimoramento e despertar para o mundo.



bottom